É um problema que atinge tanto homens quanto mulheres, crianças ou adultos, podendo surgir em qualquer localização onde existam pelos, sendo bastante frequente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).
Aparece, geralmente, como espinhas pequenas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. Normalmente, ela é superficial, podendo coçar e provocar dor. Nos casos de inflamação do pelo, ela sara sozinha, mas os casos mais graves e recorrentes precisam de tratamento.
Muitos confundem a foliculite com acnes, que se concentram no rosto e no tronco. Porém, a foliculite pode aparecer em qualquer região do corpo onde existam pelos encravados, tais como: ou seja, as espinhas só aparecem no bumbum em casos de acne gravíssima
Mesmo sendo super comum entre as mulheres, a foliculite no bumbum é causada, na maioria das vezes, pelo uso de calças muito justas, momento em que as bactérias estafilococos da própria região acabam se proliferando. Isso atinge a estrutura que origina os pelos, o folículo piloso, causando um processo inflamatório, que, mesmo depois de tratadas, essas inflamações podem voltar. Contudo, a foliculite também pode surgir de fungos, como: